Tenki no Ko [天気の子] de Makoto Shinkai (2019)

Já tendo um pouco sobre Your Name (leia na íntegra aqui), achei que seria interessante abordar essa outra produção lançada em 2019, o sucesso mais recente de Shinkai.

Pôster cinematográfico de Tenki no Ko

Quando foi aos cinemas do mundo todo, o filme falava de um futuro próximo, 2021, e era ambientado em um Japão assolado por chuvas torrenciais e ininterruptas. Nesse plano de fundo de cataclismas, Hodaka, um estudante de ensino médio, foge de casa e vai para Tóquio, onde acontecimentos traumáticos fazem com que seu destino se cruze com o de Hina, uma garota que esconde o incrível poder de dissipar as nuvens, trazendo os dias ensolarados de volta. Uma vez que Hodaka não pode trabalhar e Hina, além de órfã é também responsável por seu irmão caçula, ambos decidem abrir um negócio e Hina se torna a “Sunshine Girl” (hyaku pāsento no hare onna, 100%の晴れ女), salvando casamentos, passeios no parque, festivais e outras ocasiões nas quais a chuva não é bem-vinda. A contratação do serviço envolve também uma performance aos moldes tradicionais, com Hodaka e o irmão de Hina fantasiados de teru teru bōzu (照る照る坊主), bonecos especialmente populares na Era Edo pendurados por fazendeiros com o intuito de pedir para que a chuva parasse e que fizesse bom tempo.

“Ritual” para limpar o tempo da empresa de Hodaka e Hina
Fonte: Pinterest

Como nosso foco é a natureza, as impressionantes cenas de um Japão submerso já seriam um rico material de discussão, apontando para a intenção de Shinkai de não só criar um enredo dramático, mas que também servisse de aviso para todas as questões climáticas que temos enfrentado, talvez com um pouco de negligência. Contudo, é ainda mais pertinente o leque de referências espirituais que estão presentes. Descobrimos durante uma visita a um santuário xintoísta através do testemunho de um sábio idoso que existiam no passado as poderosas sacerdotisas do tempo, capazes de enviar as orações da terra para os céus, porém, em detrimento de suas próprias vidas.

Essa cena é particularmente emblemática, pois há um embate entre a história contada pelo velho de um reino no céus em que habitam dragões, deuses e outras criaturas, e os jovens que escutam, descrentes e céticos em relação a essa “fabulação de um idoso criativo”. Como um conselho de “escutem os mais velhos”, vemos que Hina vai desaparecendo conforme usa seu poder, até o dia em que ela some por completo e Hodaka entra em desespero.

Igualmente, o uso do torii concretiza uma alusão direta ao Xintoísmo. Hina descobre seu poder ao orar para que o tempo melhorasse diante de um torii abandonado no topo de uma construção, outro indicativo do abandono e menosprezo pela tradição, que, no entanto, é reveladora de muitas surpresas. Como no Xintoísmo, o torii marca a divisão entre o mundo ordinário, cruel e desequilibrado, e um mundo de mistérios, possibilidades e esperança.

Shinkai, de maneira ainda mais intensa do que em Your Name, adentra afundo no universo espiritual tradicional japonês, costurando-o com uma contemporaneidade ultramoderna, conquanto extremamente caótica.

Torii abandonado em que se passam várias cenas de Tenki no Ko
Fonte: Youtube

Tenki no Ko não é minha obra favorita de Shinkai, entretanto, fico impressionado com a qualidade da pesquisa e, igualmente, com o quão bem tantas referências foram amarradas de uma forma que o roteiro ficasse coeso. Mais do que isso, acho a trama muito atual. Para um filme que estreou em 2019 abordando um 2021 desastroso, em que as pessoas devem conviver com as adversidades da natureza a fim de sobreviver, um paralelo com a pandemia de COVID-19 não me parece distante. O próprio diretor já declarou que seu próximo projeto, a ser anunciado em uma transmissão amanhã (às 11 da manhã no horário de Brasília), foi inspirado pela situação mundial da pandemia, mostrando que Shinkai está sincronizado com a nova geração de artistas e criadores japoneses bastante sensível às dificuldades da atualidade e ao modo como interagimos entre nós e com o ambiente ao nosso redor.

Deixo, abaixo, o trailer de Tenki no Ko e a recomendação para que, quem ainda não assistiu, assista! Certamente vão se apaixonar pelo irmãozinho implicante da Hina, ainda mais quando ele está vestido de teru teru bōzu!

PS: Para os olhos atentos, vários personagens de Your Name fazem aparições curtas em Tenki no Ko. Nessa compilação, vemos Taki, Mitsuha, Yotsuha (irmã de Mitsuha), Sayaka e Teshi (amigos de Mitsuha).


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

en_USEN_US