Seguindo a temática “Conectando mentes, criando o futuro”, a Expo 2020 Dubai é a continuação de um projeto internacional de mais de 160 anos, cuja primeira edição ocorreu em 1851 em Londres.
De sua criação até praticamente o fim do século XX, as Exposições Universais (como ficaram conhecidas) foram realizadas majoritariamente em cidades europeias ou estadunidenses. Consolidaram-se como um espaço de demonstração de poder industrial, criativo, militar e econômico, com países disputando para serem reconhecidos como tecnologicamente avançados.
A primeira participação do Japão aconteceu em 1867 na Exposição Universal de Paris. Embora ainda sob controle do xogunato Tokugawa, já estava nítido para o governo japonês que era necessário se apresentar para o mundo como um país moderno e digno de consideração para que não fosse colonizado. Esse sentimento se intensificou na Era Meiji e a Exposição Universal de Viena de 1873 contou com um investimento maciço, fortalecendo na Europa a onda de fascinação que desde 67 tomava conta principalmente das artes e que ganhou o nome de Japonismo (esse nome deve ser familiar pra vocês, né?).
148 anos após esse evento histórico, as Exposições Universais continuam sendo um lugar importante para as relações exteriores nipônicas. Para a Expo 2020 Dubai, adiada por conta da pandemia de COVID-19 e que acontecerá portanto entre 1 de outubro de 2021 a 31 de março de 2022, o pavilhão japonês foi projetado pela arquiteta Yuko Nagayama, tendo como foco o Japão enquanto centro de encontros entre diferentes culturas e ideias, dando vazão à inovação e ao futuro. Valendo-se de símbolos que são intencionalmente traduzidos para reforçar certos aspectos da cultura, como o peixe Koi, o anime, o origami, o sushi e a noção de omotenashi, é interessante lembrar que as Exposições Universais são importantes espaços de criação de tradições e de national branding, isto é, o marketing sobre como um país deseja desse visto pela comunidade internacional.
Importante lembrar que a cidade de Osaka será a próxima sede, em 2025, com a temática “Desenhando a sociedade futura para nossas vidas”. É a terceira vez que uma Exposição Universal ocorre no país asiático (coincidentemente todas em Osaka), tendo sido a de 1970 uma grande responsável pela consolidação japonesa enquanto centro tecnológico, industrial e artístico.
Abaixo, trago dois vídeos: o primeiro é um vídeo-conceito dos uniformes usados pela comitiva durante a Exposição, desenhados por Kunihiko Morinaga da ANREALAGE (aha!); o segundo é um vlog gravado pelo canal Haru Daily, que mostrou nos mínimos detalhes toda a experiência do pavilhão (há legendas em inglês!). E aí, deu vontade?!
Texto originalmente publicado pelo autor no Portal JAPONI.
Leave a Reply